EXCENTRICES DE TRUMP TRAVAM O CESSAR-FOGO EM GAZA * Movimento de Resistência Islâmica/HAMAS
EXCENTRICES DE TRUMP TRAVAM O CESSAR-FOGO EM GAZA
"As últimas ameaças de Trump 'complicam' o cessar-fogo em Gaza: Hamas
O presidente dos EUA recorreu às redes sociais para um "último aviso" ao Hamas, ameaçando o movimento de resistência com "um inferno a pagar"
O Hamas respondeu à última ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, em 6 de março, acusando-o de “complicar” ainda mais o acordo de cessar-fogo em Gaza.
“Essas ameaças complicam as questões relacionadas ao acordo de cessar-fogo e encorajam o governo de ocupação a fugir da implementação de seus termos”, disse um porta-voz do movimento de resistência, Hazem Qassem, em uma declaração à Agência Anadolu (AA).
“Um acordo foi assinado com Washington como mediador, estipulando a libertação de todos os prisioneiros em três fases. O Hamas cumpriu suas obrigações na primeira fase, enquanto Israel está se esquivando da segunda fase”, acrescentou.
“A administração dos EUA deve pressionar a ocupação para entrar em negociações para a segunda fase, conforme estipulado no acordo de cessar-fogo”, enfatizou Qassem.
Trump renovou sua ameaça contra o Hamas, que ele já fez diversas vezes, em uma publicação em sua plataforma Truth Social no final de 5 de março.
“'Shalom Hamas' significa Olá e Adeus – Você pode escolher. Liberte todos os reféns agora, não depois, e devolva imediatamente todos os corpos das pessoas que você assassinou, ou ACABOU para você”, disse o presidente, chamando o Hamas de “doente e distorcido”.
“Estou enviando a Israel tudo o que precisa para terminar o trabalho, nenhum membro do Hamas estará seguro se vocês não fizerem o que eu digo. Acabei de me encontrar com seus antigos reféns cujas vidas vocês destruíram. Este é seu último aviso!”, ele acrescentou.
“Para a liderança, agora é a hora de deixar Gaza, enquanto vocês ainda têm uma chance. Além disso, para o Povo de Gaza: Um lindo Futuro espera, mas não se vocês fizerem Reféns. Se fizerem, vocês ESTÃO MORTOS! Tome uma decisão INTELIGENTE. LIBERTEM OS REFÉNS AGORA, OU HAVERÁ UM INFERNO PARA PAGAR DEPOIS!” sua postagem continuou dizendo.
Desde antes de assumir o cargo em janeiro, Trump tem repetidamente ameaçado o Hamas com o “inferno” se os prisioneiros israelenses não forem libertados de Gaza. No mês passado, ele repetiu a ameaça e disse que “todas as apostas estão canceladas” se todos os prisioneiros não forem libertados simultaneamente.
Os prisioneiros devem ser libertados em vários lotes, sempre em troca de prisioneiros palestinos, de acordo com o acordo de cessar-fogo de Gaza.
A mais recente ameaça de Trump acontece enquanto Israel está obstruindo o acordo de cessar-fogo de avançar ao exigir uma extensão da primeira fase em violação ao acordo. Ele busca se desviar do protocolo de troca ao garantir a libertação do máximo de cativos possível em uma fase um estendida.
O Hamas rejeitou qualquer extensão e exige adesão estrita ao acordo e pressão internacional sobre Israel.
Tel Aviv também cortou o acesso de Gaza à ajuda humanitária e está considerando cortar o fornecimento de água e eletricidade à faixa.
O presidente dos EUA aprovou vendas maciças de armas para Israel durante o cessar-fogo, enquanto Tel Aviv vem ameaçando cada vez mais retornar à guerra e diz que não aceitará nada menos que o desmantelamento total do Hamas.
A nova ameaça de Trump também coincidiu com uma reportagem da Axios dizendo que o Hamas e o governo dos EUA têm mantido conversas diretas em "segredo" para negociar a libertação de cidadãos americanos do cativeiro e " a possibilidade de um acordo mais amplo para acabar com a guerra".
Embora Israel tenha sido consultado, ele teria tomado conhecimento de partes das discussões por outros canais, em vez da coordenação direta dos EUA.
“Israel está muito preocupado com as negociações diretas do governo Trump com o Hamas”, disse uma fonte ao jornal hebraico Israel Hayom."
Comentários
Postar um comentário